Todos os cursos são gratuitos e não há taxa de inscrição para o processo seletivo.

O Senai-BA está com 1.240 vagas em 11 cursos de Aprendizagem Industrial Básica, distribuídas em 14 municípios baianos, além da capital. Todos os cursos são gratuitos e não há taxa de inscrição para o processo seletivo.

As inscrições serão realizadas das 8 horas do dia 18/04/2017 às 18 horas do dia 21/05/2017 ou até ser atingida a quantidade máxima de 10 (dez) inscrições (candidatos) por vaga.

As aulas estão previstas para iniciar em julho. A oportunidade vai além do curso, já que os candidatos aprovados no processo seletivo poderão ser contratados como aprendizes pelas indústrias. Em tempos de grande dificuldade para conseguir um emprego, a experiência como aprendiz pode ser fundamental para garantir um espaço no mercado.

Um levantamento do Senai mostra que apenas 11% dos estudantes que saem do ensino médio optam pela formação profissional, o que leva a um déficit de mais de 54 mil profissionais, que seriam necessários para atender à demanda em áreas cada vez mais em alta como Meio Ambiente e Produção, Metalmecânica, Energia, Construção, Tecnologias da Informação e Comunicação.

O que é:

Os cursos de aprendizagem industrial de nível básico são cursos de qualificação inicial, destinados a jovens com idade entre 14 anos e 21 anos (idade máxima para conclusão). Estão vinculados a uma legislação, destacando a Lei 10.097, de dezembro/2000, e o Decreto 5.598, de dezembro/2005. Os alunos desses cursos podem firmar contratos de aprendizagem com indústrias contribuintes do SENAI. O contrato de aprendizagem define-se por:

contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado, com duração máxima de 2 anos, em que o empregador se compromete a assegurar ao jovem aprendiz, inscrito em programa de aprendizagem, formação técnico-profissional metódica, compatível com o desenvolvimento físico, moral e psicológico, e o aprendiz, a executar, com zelo e diligência, as tarefas necessárias à essa formação” (Decreto 5.598 / 2005).
Os cursos de aprendizagem são gratuitos para os alunos e oportunizam o início de uma carreira profissional.

A quem se destina:

Os cursos de aprendizagem se destinam a jovens com idade mínima de 14 ou 18 anos, a depender do curso, e máxima de 21 anos (idade máxima para conclusão). Essa idade máxima não se aplica às pessoas com deficiência, nos termos do parágrafo único, art. 2º, do Decreto nº 5.598/05. Para se matricular nos cursos de aprendizagem, os jovens devem estar cursando ensino regular ou ter ensino médio concluído. Dessa forma, não podem ter abandonado os estudos.

Formas de oferta:

Os cursos de aprendizagem industrial de nível básico são ofertados pelo SENAI DR/BA de duas formas:

1 – Por meio de Processos Seletivos (com ofertas trimestrais) direcionados à comunidade. Nessas turmas, as empresas contribuintes podem tanto reservar vagas e indicar seus aprendizes, quanto contratar os jovens convocados nos processos seletivos.
2 – Por meio de Turmas Fechadas direcionadas às empresas contribuintes. Para essas turmas, as empresas indicam seus aprendizes atendendo aos critérios de idade e escolaridade estabelecidos nos planos de curso.

Com Informações do iBahia.

 

Comentários

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui