O jornalista Vanderley Soares deixou hoje (25) a assessoria de comunicação social do SAAE. A sua saída é uma decisão pessoal, sob a alegação de voltar a cuidar dos seus veículos de comunicação.
Vanderley chegou à Ascom do SAAE em fevereiro, e, ao longo do ano conseguiu produzir material para a imprensa, comunidade e servidores. Com quatro profissionais, a Ascom do SAAE tem uma relação forte com a imprensa local, pois responde às diversas demandas externas, como solicitação de ligação, falta de água, vazamento e religação.
Ascom do SAAE chega a 100 boletins e comemora resultado social do trabalho
A equipe da Assessoria de Comunicação Social do SAAE de Alagoinhas chegou ao 100º boletim informativo à imprensa, uma média de 200 matérias produzidas, acervo de fotos e documentação dos acontecimentos diários da autarquia e suas demandas.
Algumas dessas matérias são comunicados de utilidade pública, quando a autarquia desenvolve alguma interrupção de fornecimento em função de quebramento, vazamento ou problema no sistema elétrico gerado pela operadora ou internamente em sua principal base de captação.
Outras matérias retratam o dia a dia dos diversos departamentos, as ações externas da Ação Social, das equipes de manutenção, ligação e cortes, bem como uma atenção especial ao Posto de Atendimento, local para onde convergem as principais demandas da comunidade, especialmente solicitação de parcelamento, religação ou reclamação de algum serviço.
No Posto de Atendimento do SAAE também funciona a Ouvidoria da autarquia e o Whatsapp, meio de comunicação bastante difundido em todo o Brasil. Na Ouvidoria são processadas as queixas e reclamações e enviadas à Ouvidoria geral do Município em forma de relatório mensal.
A Ascom do SAAE, que tem quatro profissionais e à frente o jornalista Vanderley Soares, tem outras demandas como atualização do site, que entrou no ar no mês de março, a página da autarquia no Facebook e toda uma relação com a imprensa e com a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura (SECOM), como forma de unificar a comunicação e afinar o elo com a imprensa local.
Ao longo desses últimos oito meses a Ascom do SAAE também produziu, ajudou na organização e elaboração de eventos internos. O primeiro deles foi o Dia Internacional da Mulher. Foi produzido um vídeo e exibido durante o evento, que contou com música ao vivo feita por funcionários.
O último deles foi marcante para os servidores e aposentados. No dia 3 de agosto a Ascom produziu um vídeo de 23 minutos sobre a história dos 52 anos do SAAE, dando destaque às histórias dos aposentados. Depois uma simples comemoração marcou o momento.
A Ascom também está resgatando o jornal interno, o Folhinha D’água e o jornal externo Folha D’água. O primeiro será on line, distribuído aos funcionários através de rede interna de comunicação. O segundo ainda depende de orçamento para produção e impressão, pois o SAAE ainda não dispõe de recursos e agência de publicidade licitada para investimentos na mídia.
As veiculações na mídia local têm sido feitas através da Secom, que já liberou campanhas em vários veículos de comunicação. A última campanha deu destaque ao Posto de Atendimento.
O papel da Ascom é tornar público as ações da autarquia, estreitar o relacionamento com a comunidade e usuário, informar as ações perenes e emergenciais e elaborar um plano de comunicação e eventos internos.
Transmissão ao vivo dos Pregões é um dos marcos na gestão do SAAE
Desde o mês de março que o SAAE de Alagoinhas vem dando exemplo de como o dinheiro público deve ser tratado. A transmissão ao vivo, através do site e do Facebook, de todos os Pregões Presenciais, é uma novidade no Norte/Nordeste/Centro Oeste do país.
Apenas algumas cidades de São Paulo e Rio Grande do Sul tomaram tal atitude, mas a inovação do SAAE vem sendo copiada em alguns municípios baianos, o que é um passo natural e importante para a democratização do uso do dinheiro público.
Além de ser importante para a transparência, a transmissão evita que acordos financeiros e armações de valores contemplem empresas.