A Prefeitura Municipal de Alagoinhas, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), iniciou, na última semana, a realização de vasectomias. A disponibilização desse procedimento, pela rede pública municipal, tem grande valor social, pois se trata de um procedimento relevante para o planejamento familiar.

Para o secretário de saúde Rodrigo Matos, a oferta do procedimento pelo SUS beneficia diretamente a população mais carente. “A Vasectomia é um procedimento muito caro se realizado na rede privada. Além disso, trata-se de um procedimento muito menos invasivo do que a esterilização feminina, que é a laqueadura tubária, e tem um pós operatório bastante tranquilo. “Ao assumirmos a gestão, logo identificamos a inexistência da realização de vasectomias em Alagoinhas pelo SUS. Desde então planejamos e agora implantamos esse importante serviço em nosso território.”, explicou Matos.

Vasectomia é a secção cirúrgica dos dois canais deferentes para realização de esterilização masculina, ou seja, trata-se de um método contraceptivo. O agendamento das vasectomias serão realizados pela central de regulação, através dos postos de saúde, conforme fluxo padrão da SESAU.

Comentários

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui