O governador Rui Costa (PT) anunciou hoje (2) a ligação de Alagoinhas com a capital através do VLT – Veículo Leve Sobre Trilhos. O anúncio pegou muita gente de surpresa, e foi recebida com entusiasmo pelos moradores da cidade.
O governador informou que o VLT entre Salvador e Alagoinhas vai usar como plataforma a atual rede de trilhos, com alargamentos, mas não informou investimentos e como ficarão os trens que já fazem essa rota entre Juazeiro, Aracaju e Salvador, que passam por Alagoinhas e que ainda utilizam as polegadas antigas.
O retorno ao trem de passageiros é um antigo sonho da comunidade de Alagoinhas, que terá essa realização através de um sistema mais moderno, confortável e mais rápido.
O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), também conhecido como Light Rail, Metrô Leve ou ainda Metrô de Superfície, é um pequeno trem urbano, geralmente movido a eletricidade, cuja estrutura permite ser adequada ao meio urbano existente, o que significa uma alternativa sustentável de mobilidade para as cidades.
Geralmente, os VLTs produzem menos poluição e barulho, chegam a uma velocidade média de 80 km/h e são mais fáceis de serem evacuados em situações de emergência do que outros meios de transporte metropolitano, como o próprio metrô convencional.
O modelo a ser utilizado entre Alagoinhas e Salvador é desenvolvido por empresas estrangeiras aqui no Brasil, e abrigam em média 300 passageiros no modelo de 30 metros e até 450 passageiros para o trem de 45 metros, com dois vagões acoplados.
Esse modelo já está sendo utilizado no estado do Rio de Janeiro e em outras cidades do Brasil, tendo grande aceitação.
Por Vanderley Soares