
O espaço abriga galpão para vistorias, salas de processamento de dados e guichês de atendimento. A nova sede faz parte do projeto de regionalização dos serviços do Detran. Segundo a assessora da diretoria geral do órgão, Eunice Ramos, a 2ª Retran em Dias D’Ávila tem porte de Ciretran [Circunscrição Regional de Trânsito], possuindo autonomia, estrutura e informatização necessárias para prestar serviços a veículos e condutores, sem que a população precise se deslocar para Camaçari ou outras cidades vizinhas.
O sistema RENACH e a introdução de computadores ligados à rede permitem a coleta das impressões digitais, a chamada biometria, assim como da assinatura e da fotografia digital, que são colhidas no momento do atendimento, tornando, assim, o procedimento muito mais prático e ágil, tanto para o cidadão, quanto para o órgão, no que se refere à velocidade no processamento das informações.
Dentre os demais serviços oferecidos pela 2ª Retran, estão: primeiro emplacamento, vistoria de veículos, transferência de propriedade, troca e escolha especial de placa, mudança de categoria do veículo, mudança de município do veículo, alteração de dados cadastrais do proprietário do veículo, entre outros.









