Investimento do governo federal visa atender demandas de caminhoneiros
O governo liberou R$ 2 bilhões do Orçamento do Ministério da Infraestrutura para conclusão de obras importantes e manutenção de rodovias essenciais.
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou que o governo vai concluir a pavimentação da BR-163 até Mirituba (PA) e finalizar a rodovia na parte que depende do governo federal e citou ainda a duplicação da BR-101, na Bahia, e BR-116 (Rio Grande do Sul). “O governo não vai deixar faltar recursos”, garantiu.
A BR-101 – que vai do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul – corta a Bahia, próximo à zona costeira, e é responsável por ligar diretamente o estado a vizinhos do Nordeste e do Sudeste do país.
Em outubro do ano passado, dois novos trechos de 8,4 km duplicados na BR-101 na Bahia foram entregues. Um trecho de 3,6 km no lote 1 em Esplanada e outros 4,8 km no lote 2, no município de Entre Rios.
Vale salientar que assim como o Lote 1, o Lote 2 continuará tendo seu canteiro de obras na cidade de Esplanada, fruto de um esforço hercúleo do ex-prefeito Rodrigo de Castro Lima que sancionou a lei 829/2015 e que entre coisas reduzia de 5 para 3% no ISSQN, dando assim um incentivo fiscal razoável e tendo como contra partida a intermediação da mão de obra do próprio município, lei esta, que atualmente num ato improbo e irresponsável, está sendo descumprida pelo atual prefeito.
Em junho passado, também foram liberados os primeiros 20 km duplicados no lote 1 de um total de 41,6 km de extensão.
As obras da BR-101 na Bahia começam em Feira de Santana e vão até a divisa com Sergipe.
Do Esplanada Agora