Símbolo da culinária argentina, o “asado de tira”, foi considerado por Lionel Messi em uma recente entrevista para o “FIFA TV” como o seu prato favorito. Tal como a nossa feijoada, o “Asado de Tira” teve a sua origem a partir das sobras dos cortes de carnes cujas partes mais nobres eram exportadas para os Ingleses que preferiam os cortes com mais carne e menos osso e gordura.
As costelas inteiras eram distribuídas para os empregados que, por serem de origem camponesa, as assavam criando o potencial para o surgimento do prato tão apreciado. Recentemente, o engenheiro e historiador Claudio Valério desvendou a origem deste prato delicioso. Segundo Valério, “Tudo começou em Campana (Buenos Aires), durante o século XIX, na empresa britânica The River Plate Fresh Meat Co. que abriu em 1882 e fechou em 1926”. Para o historiador campanense, foi ali que se produziu o milagre.
O frigorífico foi o primeiro em toda a América do Sul a comprar uma serra para cortar as costelas em tira, tal como nos dias atuais. Antes disso, as peças eram assadas inteiras, inclusive com o couro. Como os Ingleses, que eram os principais compradores, preferiam cortes com menos ossos, as costelas pequenas eram descartadas. O mestre assador pegou esses pequenos cortes e os assou dando origem e fama a este prato, surgindo assim, o “Asado de Tira” que passou a ser a comida por excelência do homem do campo. Seu sabor foi um fator determinante para o sucesso deste assado. A carne presa ao osso oferece ao paladar os gostos característicos deste produto. O resultado: uma comida forte, saborosa e saudável. Atributos fundamentais para o sucesso atingido. O resultado desta investigação está descrito nas 248 páginas do livro “Asado de Tira” (ainda não disponível em Português).
A investigação permitiu a Claudio Valério ampliar os conhecimentos sobre a história desta tradição e faz de Campana a capital do assado. Alguns dados descobertos são surpreendentes, tais como a inovação alimentar inserida pelos irmãos Luis e Eduardo Costa visando obter uma melhor carne, bem como a doação de uma quantidade necessária de carne para que se realizasse o primeiro envio para a Europa efetuada pelos próprios irmãos Costa em parceria com Justa Lima através de barcos com câmaras frigoríficas.
Foi a maior matança de animais, conta Valério, cuja esposa, Fabiana Herreros, é descendente direta (sobrinha-neta) do primeiro intendente eleito da cidade de Campana. Martins Castilla. A obra, escrita em Espanhol, pode ser adquirida através do mercado livre (mercado libre).
Autor Audato Ramalho Lima
Professor de Matemática

Comentários

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui