
Durante a Lavagem do Bonfim deste ano, algumas crianças foram flagradas trabalhando durante o cortejo. Nas imagens, os menores aparecem ao lado de uma mulher adulta anunciando a venda de água.
A prefeitura informou que o trabalho de fiscalização do trabalho infantil foi realizado no cortejo por uma equipe de educadores.
Um espaço de acolhimento dos filhos de ambulantes, de catadores de latinhas e crianças que estejam em situação de violação de direitos foi montado na Escola Municipal Constança Medeiros, situada na Rua Alvares de Azevedo, no Bonfim.
Segundo Cristina Argiles, titular da Secretaria Municipal de Política para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), o serviço permite que os ambulantes trabalhem tranquilamente, enquanto deixam seus filhos resguardados em um ambiente seguro. “Tiramos as crianças e adolescentes das ruas, excluímos da vulnerabilidade, do trabalho infantil, do risco de exploração sexual e garantimos os seus direitos. Com isso, os pais podem trabalhar mais tranquilos e garantir a renda do período”, afirma.