
Reunidos na última quarta-feira na rua Sóror Joana Angélica, três dos milhares de empresários e comerciantes de Alagoinhas relatavam as perdas nas vendas desde a implantação do sistema zona azul.
Panificadores, lojistas, vendedores de celulares e frios, muitos deles tiveram perdas entre 30%, 40% e até 50% no volume de vendas desde o último dia 14, quando o sistema foi iniciado.
Proprietário de uma loja de frios, Márcio Reis disse que o sistema só trouxe problema, porque os clientes não querem pagar para estacionar, deixando espaços livres em quase todas as ruas.
“Eles vão se acostumar, é uma novidade, daqui a pouco todo mundo vai pagar e vai deixar de criticar”, disse o comerciário Jonas de Abreu, que se declarou favorável à adoção da medida, pois moderniza a cidade e dar a ela ares de cidade organizada.
O vereador Francisco Thor de Ninha disse que, por sugestão de alguns comerciantes, vai apresentar à Câmara Municipal, um projeto alterando o horário de funcionamento do comércio para a partir das 18h até às 21h, período em que não há cobrança da tarifa.

A medida, segundo ele, vai trazer os clientes de volta ao comércio e gerar novos empregos e renda para a cidade, que tem um centro sem atividades no período da noite.
O assunto é um dos mais debatidos na Câmara Municipal. Vereadores de oposição e os recém ingressados nas fileiras oposicionistas já ingressaram com ações no Ministério Público solicitando o cancelamento da adoção da medida, alegando que a cidade não está preparada para isso.
Do outro lado, o vereador Juracy Nascimento, da bancada governista, vê a medida como uma forma de estruturar o sistema viário da cidade, dando mais fluidez e facilidades de estacionamentos, mas que a medida deveria ter sido mais discutida com a comunidade.
E pensando nisso, Juracy Nascimento organizou uma reunião com as forças empresariais, vereadores, diretores da empresa gestora do sistema e o Executivo. Lá ele apresentou cinco alternativas de mudanças viáveis ao sistema e teve quatro delas acatadas.
A primeira é a ampliação do número de vagas para carros onde o proprietário não vai levar mais de 15 minutos para efetuar sua compra ou serviço, a segunda ampliar o número de bilheteiros e outra a multa de R$ 20, ao invés de multa na carteira com perda de quatro pontos. O vereador ficou satisfeito com as alterações promovidas pela administração e acatadas pela empresa gestora do sistema.
“Esse tipo de motorista é o que mais vai ao centro da cidade, e ele precisa ir a uma padaria, a uma farmácia ou entregar um documento. Isso não leva mais do que 15 minutos”, disse o vereador.
No plenário da Câmara Municipal o assunto vem sendo tratado com muitos debates e acirramentos. A Câmara aprovou o projeto e com o aval de alguns vereadores que ainda estavam na bancada governista, mas que hoje se posicionam de forma contrária.
Comprar No comércio de Alagoinhas ficou caro com custo de estacionamento, o que é bastante proveitoso com essa situação e o fortalecimento do comércio dos bairros. Fica a dica para fazer uma matéria sobre esse assunto.
Deixa a zona azul o crescimento nos bairros está muito bom as vendas aumentaRAM e muito
Sou contra essa porcaria de zona azul ja nao basta tantos impostos na area de detran!
Estacionar na cidade ficou caro e inviável! Vamos valorizar os nossos bairros.
O comércio do centro está cada dia mais fraco, ñ vale à pena!
Toda mudança traz certa estranheza, mas todos se acostumarão e a maioria verá que os benefícios da zona azul superam a desvantagem do pagamento. A zona azul facilitou e democratizou o acesso ao centro e gerou emprego formal para muitos jovens. Há necessidade de ajustes, e eles virão, mas acho que o sistema é bom em linhas gerais.
É preciso calma, pois ainda não há tempo suficiente para a sociedade alagoinhense experimentar e, se for o caso, propor as alterações necessárias. Pessoalmente avalio positivamente a zona, pois consigo a um custo de R$2,50 encontrar estacionamento próximo a vários lugares. Muita comodidade. Agora, os ajustes serão feitos no tempo certo.
No que depender de mim essa zona azul nao vai ver um centavo meu e o comercio tbm nao compro nada enquato tiver isso ai. Ja nao basta ipva, iptu e outros impostos…
O shopping popular não ganhou nada com essa zona azul estamos sem vender nada a vários dias nem dinheiro para almoçar nós temos esta reumente deficil e as contas chegando e ficando acumuladas e pagar segurança e pagar Internet e não sobra um centavo e quem sobreviver dali antes vendia bem hoje vc vai para casa de mãos atadas nem dinheiro de pegar os ônibus sucateados nos temos. Tem que melhora e os transporte não tirar dinheiro de um pai de família. Queremos uma solução para os vendedores do famoso shopping popular como diz eles estamps de mãos atadas mais uma vez.
Olha só, eu gostei do zona azul, porque quando o cliente chegam no comercom os comerciantes já oucuparam as vagas, e passa o dia todo, sou a favor do zona azul sim. E o comércio está fraco em todos os lugares, eu tenho comércio e sei.
O zona azul é muito bom tem vaga quando eu chego l quem ocupava todas as vagas era os comerciantes e o comércio está fraco em todos os lugares. Eu não acredito que as pessoas não possa pagar 2,50
Antes não tinha vaga os comerciantes usava as vagas o dia inteiro.
Vamos comprar nos bairro meu povo.
Apoio 100% a zona azul.
100% a favor da zona azul, hoje consigo fazer minhas compras e meus negócios no centro sem ter que andar quilômetros a pé por falta de lugar para estacionar. A zona azul chegou para organizar o centro de Alagoinhas, parabéns pela implantação