Há muito tempo que não se via um resultado tão extraordinário envolvendo grande parte da comunidade, em clima de solidariedade e reconhecimento a uma gigantesca obra criada para diminuir a desigualdade social e dar uma melhor qualidade de vida às pessoas que hoje vivem na pobreza, em Alagoinhas e na região.          

Referimo-nos ao mutirão realizado pelo programa “De Frente Com Juscélio Carmo”, apresentado através da 93 FM, que alavancou a venda de milhares de cupons do sorteio promovido pela Pastoral do Menor de Alagoinhas visando angariar recursos para a compra de um micro ônibus para transportar  as crianças e os adolescentes do Abrigo Sementes do Amor.                    .                                         

Desnecessário se torna descrever a importância da Pastoral do Menor e o heroísmo do seu criador, Freddy Goven, padre belga que nos dá o melhor exemplo de amor ao próximo, especialmente às crianças.                                                                                      

Importante agora é destacar a força de uma promoção que alcançou o seu nobre objetivo e  deixou um exemplo a ser seguido por todos nós, adeptos de uma sociedade justa e humana.                    

Muitos anônimos sobressaíram-se na empreitada, talvez não quisessem que suas participações fossem expostas, mas é inevitável que algumas sejam levadas à reflexão pública, a exemplo do comunicador Juscélio Carmo, que bolou e coordenou a ideia, Cacau Pena, que colocou a emissora, sua estrutura e seu pessoal à disposição, Barretinho Góes e Renato Almeida, que proporcionaram a circulação de veículos e a fixação de postos de vendas, a classe empresarial, a classe política, membros da Igreja Católica liderados pelo bispo Dom Paulo Romeu,  e das pessoas que deram muito de si pelo sucesso da tarefa, principalmente os funcionários, voluntários e conselheiros da Pastoral.                    .                                    

Necessário se faz, porém, que uma colaboração seja destacada, pela iniciativa e pelo magnífico exemplo que deixa.                    .                         Referimo-nos ao  empresário Geraldo Barbosa Amaral Júnior, diretor da Braserv Petróleo Ltda., que vestiu a camisa do mutirão e adquiriu 1.000 (hum mil) bilhetes, um terço dos 3.150 que o movimento conseguiu vender.                    

Trata-se de uma atitude que redunda em diversos ganhos para o próprio município, pela solidariedade e pelo exemplo  filantrópico e humanitário.                   

Atitude que ressalta o papel social das empresas para com a comunidade na qual estão inseridas e que expressa o reconhecimento a um trabalho maravilhoso desenvolvido por padre Freddy e seus seguidores desde 1985, transformando crianças e adolescentes em situação de risco social em verdadeiros cidadãos, conscientes do papel que representam e da importância para a sociedade.                                                                                          

A iniciativa de Juscélio Carmo e da 93 FM, por si só, já poderia ser considerada digna de aplausos, porém tornou-se mais “um monstro que pisou forte” pelo resultado alcançado, sensibilizando as camadas vivas da sociedade alagoinhense para os problemas que nos afligem mas que podem ser facilmente superáveis, como ficou demonstrado.

Como foi fácil para o mutirão despertar  o sentimento de solidariedade a ponto de “vender”, em um só dia, 31,5% dos bilhetes de um sorteio com fins altruísticos e solidários!                     

Pelo resultado, a felicidade de quem participou da empreitada não foi menor do que a de José Bispo Santana, portador do bilhete 8467, ganhador do carro.

Portal Gazeta Bahia | Belmiro Deusdete – Jornalista

Comentários

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui