Foto: Reprodução/ FIickr Itaci Batista

A confiança entre os empresários baianos voltou a cair no mês de agosto, conforme apontou o Indicador Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, divulgado nesta sexta-feira (6).

Calculados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), os dados apresentam um quadro de menor confiança comparativamente ao observado no mês anterior. A confiança se deteriorou e, assim, mais que neutralizou o avanço ocorrido um mês antes.

Numa escala que pode variar de -1.000 a 1.000 pontos, o ICEB marcou -125 pontos, piora de 61 pontos em relação ao registrado em julho (-64 pontos).

Com o tombo mais recente, as expectativas continuaram a apontar pessimismo no meio empresarial baiano. O ICEB, na verdade, ficou abaixo de zero pela quarta vez seguida, com a expectativa geral do empresariado local permaneceu na zona de Pessimismo Moderado.

A piora observada no nível de confiança evidenciou o retrocesso nos indicadores de duas das quatro atividades: Indústria, com recuo de 53 pontos; e Serviços, com queda de 113 pontos.

Nos setores de Agropecuária e de Comércio, por outro lado, ocorreram altas de um e 121 pontos, respectivamente. Ao fim, em agosto, a Agropecuária assinalou 183 pontos; a Indústria, -120 pontos; os Serviços, -207 pontos; e o Comércio, 21 pontos.

O otimismo, portanto, prevaleceu na Agropecuária e no Comércio. O setor agropecuário, por sinal, foi o de maior pontuação pela oitava vez consecutiva. Em compensação, a atividade de Serviços, setor com maior recuo no mês, voltou a exibir o menor patamar de confiança entre os setores. Do conjunto de itens avaliados, crédito, PIB estadual e PIB nacional apresentaram os indicadores de confiança em pior situação no mês.

Em contrapartida, inflação, juros e vendas foram aqueles com as melhores expectativas do empresariado baiano. O boletim completo com as análises referentes ao mês de agosto pode ser acessado no site da SEI clique aqui.

 

Comentários

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui